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quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Motivação

É o  processo psicofisiológico responsável pelo desencadeamento, pela manutenção e pela cessação de um comportamento.
Corresponde a um estado interior que induz o indivíduo a assumir um comportamento, podendo ser analisada pela direção, intensidade e persistência do comportamento.
Sinônimos de motivação em linguagem organizacional.

         Um incentivo - estímulo externo.
         Um motivo - estímulo interno.
         Uma meta - fim do comportamento motivado.
         Desejo - metas das quais se está consciente.

Ciclo Motivacional

No ciclo motivacional, a necessidade é satisfeita. À medida que o ciclo se repete com a aprendizagem e a repetição (reforço), os comportamentos tornam-se gradativamente mais eficazes na satisfação de certas necessidades. Uma vez satisfeita, a necessidade deixa de ser motivadora do comportamento, já que não causa tensão ou desconforto.

Nem sempre a necessidade pode ser satisfeita. Ela pode ser frustrada, ou ainda, pode ser recompensada, ou seja transferida para outro objeto, pessoa ou situação.

No caso de frustração da necessidade, no ciclo motivacional, a tensão provocada pelo surgimento da necessidade encontra uma barreira ou um obstáculo para a sua liberação. Não encontrando saída normal, a tensão represada no organismo procura um meio indireto de saída, por via psicológica (agressividade, descontentamento, tensão emocional, depressão, auto-agressão, etc), seja por via fisiológica (tensão nervosa, insônia, perda do apetite, etc). Hierarquia das Necessidades de Maslow.






Fatores de motivação

         Realização
         Responsabilidade
         Reconhecimento
         Progresso
         Trabalho criativo e desafiador
         Possibilidade de crescimento no cargo

Motivação = Expectativa x Instrumentalidade x Valor




Expectativa:  com base na sua própria capacidade, analisa as possibilidades e toma a sua decisão se conseguirá ou não realizar o que lhe for proposto. Se acreditar que não consegue, cria-se uma grande desmotivação antes mesmo de começar a atividade.
Instrumentalidade: é o chamado pensamento “O que eu ganho com isso?”.
Dentro de uma empresa, caso um funcionário tenha a certeza de que se realizar as atividades que lhe foram propostas conseguirá uma promoção de emprego, então ele sentirá maior ânimo em realizá-las. É por isso que a meritocracia, quando bem implantada na empresa, produz ótimos resultados, com ela, os funcionários sabem que sendo produtivos, serão recompensados.
Valor: é a balança entre os prós e contras que alguém terá ao conquistar algo.
Cuidado porque nem tudo é tão óbvio quanto aparenta ser, há pessoas que anseiam por promoções e desafios, mas também há pessoas que se sentem felizes em permanecer na mesma função pelo resto da vida e não enxergam nenhuma razão para mudar as coisas de lugar. Você como administrador deve conhecer seus funcionários para saber como motivá-los da melhor forma.
Dependemos da motivação para nossas realizações. Atitudes, decisões e ações são essenciais para criar um ambiente motivador que leve à concretização de projetos ou ideais. 




Abaixo um link para que você faça um teste para ver como anda seu grau de motivação.




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